sábado, 20 de junho de 2009

Turnê FEaD -- Santa Maria

Chegada à cidade


Alunos do Pólo de Santa Maria

Continuamos nossa peregrinação pelos pólos do E-tec/CAVG. Dessa vez, chegamos a cidade de Santa Maria. Nossa internet, infelizmente, não está colaborando muito com o nosso trabalho. Mas, sem dúvida, vamos superar esse pequeno probleminha.

Um grande Abraço a Todos!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Turnê FEaD -- Santo Antônio da Patrulha

Alunos do Pólo de Santo da Patrulha

Agora a pouco, exatamente às 19 horas e 15 minutos teve início o curso de Formação para o Ensino a Distância no pólo de Santo Antônio da Patrulha. Os alunos estavam um tanto quanto enfurecidos devido ao fato do curso ter sido marcado justamente no dia do "Baile dos Namorados", evento que agita a sociedade patrulhense. Mas vamos tentar superar essas pequenas adversidades.

Um abraço!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Turnê FEaD -- Canguçu


Alunos do Pólo de Canguçu

Pessoal mais estudioso dos pólos visitados até agora. A galera só usa a internet pra visitar o Wikipedia, fazer pesquisas e monografias. É isso ai galera!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Googol

Eduardo Nicholas

GOOGLE – Estados Unidos. Internet. 1998.

Você saberia dizer o valor de um número 1 seguido por cem zeros? Não? Então eu explico. A história desse número começou em 1938 quando os matemáticos Edward Kasner e James Newman escreviam um livro chamado Matemática e Imaginação. Lá pelo meio da obra eles se depararam com um numeral enorme, composto pelo número 1 e seguido por cem zeros. Para continuar escrevendo eles tinham duas opções: ou chamavam a coisa de “dez elevado à centésima potência” ou inventavam um termo para se referirem ao número.

Como a segunda opção tornaria o texto mais compreensível, os dois passaram a procurar uma nova palavra. Mas, sabe como é, os matemáticos não são bons com as palavras e a tarefa foi se tornando muito complicada. Então no melhor estilo “ah, qualquer nome serve” eles chamaram o garotinho Milton Sirotta, sobrinho de Kasner, então com oito anos. Pediram ao moleque que ele dissesse um nome, um nome qualquer. Ele então soltou um grunhido que soou parecido com o termo googol. A palavra acabou indo para o livro e virou moda no meio matemático.

Alguns anos depois, em 1995, dois estudantes de Stanford se conheceram no campus. Eles eram Larry Page e Sergey Brin e a primeira conversa dos dois foi terrível, eles não conseguiam concordar em nada. No entanto essa foi só uma primeira impressão ruim, tanto que depois de se formarem em Ciências da Computação os dois foram trabalhar juntos. Seu primeiro serviço foi para a própria Universidade de Stanford, um buscador chamado BackRub.

A quantidade de informações no sistema da universidade era enorme e vez ou outra o BackRub não dava conta. Pesquisando uma maneira de melhorar o software, eles chegam a um novo buscador bem mais eficiente. É claro, uma nova ferramenta precisa de um novo nome. Então eles procuraram um termo que pudesse exprimir a enorme quantidade de dados que seriam analisados. A escolha natural foi googol, levemente modificado para um termo mais sonoro, Google.

E qual foi a grande invenção da dupla? Para entender vamos falar do Yahoo, primeiro buscador popular da Internet. Ele funcionava a partir de um enorme diretório de sites, os quais eram cadastrados pelos seus donos e analisados pela empresa. Isso formava o que podemos definir como uma grande lista de sites da rede. Ao internauta acessa o buscador e procurava a página, no melhor estilo “localizar” do Windows.

Acontece que logo outros buscadores surgiram, esses capazes de vasculhar cada site da Internet sem a necessidade de qualquer cadastro pré-existente. Essa foi uma grande revolução, mas o caso é que os dados vinham desorganizados, sem qualquer organização que diferenciasse a relevância das páginas. Sendo assim, se você buscasse o termo Petrobras, poderia aparecer em primeiro lugar na pesquisa qualquer site com esse termo, sem pesar sua relevância em relação ao termo e a página oficial da empresa.

Larry e Sergey resolvem essa questão com uma sacada simples e genial: eles fizeram um buscador que organiza os sites encontrados, dando a cada um deles um determinado peso de relevância. Como esse peso é calculado? Levando em consideração três fatores:

1 – Quantas vezes o termo aparece dentro de determinado site. Se aparece 100 vezes, é bem provável que o site tenha grande relação com o assunto/termo procurado. Se aparece só uma vez, o contrário.

2 – Tempo em que a página está na Internet.

3 – Quantos links há na Internet para determinado site. No exemplo da Petrobras, existem muitos sites que falam sobre a empresa e grande parte deles contém um link para sua página oficial (www.petrobras.com.br). Desse modo o Google consegue saber que várias páginas apresentam um link direcionado a uma página só, gerando um valor de relevância para essa página que é foco dos direcionamentos de outras páginas.

Desse modo, o site que tem uma relevância maior de acordo com os critérios acima aparece no topo da página com os resultados da pesquisa. Simples e genial, pois é raríssimo não ter o site mais relevante em primeiro lugar.

É claro, depois do enorme sucesso com seu excelente buscador, a Google passou a investir em outros tipos de sites, também muito úteis. Daí saíram o Google Maps, Docs, Gmail, Analytics, entre muitos outros.

Hoje é sem dúvida a empresa mais relevante no ramo da informática.

Curiosidades de Sobremesa

  1. Etimologistas afirmam que o termo googol teve como inspiração um personagem de histórias em quadrinhos chamado Barney Google. O sobrinho de Kasner era fã desse gibi e, na hora de falar, não soube pronunciar direito.
  2. A empresa, que começou com um capital de 100 mil dólares, já tem valor de mercado próximo aos 100 bilhões de dólares.
  3. Diz a lenda que o sistema criado por Page e Brin foi esnobado pela Yahoo, na época dona do maior buscador da internet. Na verdade, muitos dizem que o maior pecado do Yahoo foi ter começado com um buscador e depois esquecido de desenvolvê-lo, tendo a empresa se ocupado demais em investir nos seus serviços de e-mail, notícias, entre outros.
  4. Milton Sirotta morreu em 1981 sem saber que o nome que inventara tornaria-se o nome de uma das marcas mais conhecidas e importantes do mundo.
  5. O googol é igual a 1 decalhão à terceira potência vezes dez!
Leia Mais
Quem é Ruth Kedar?

Lidando com a fama


quinta-feira, 4 de junho de 2009

Turnê FEaD - Bagé

Técnico em Biocombustíveis

Técnico em Agroindústria

A equipe MOODLE pegou a estrada hoje rumo ao pampa gaúcho. O curso está acontecendo agora mesmo. Em breve postaremos ralatando o transcorrer do mesmo.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

São Lourenço - Primeiro dia

Técnico Agroindústria

Nesta segunda-feira, dia 01/06, iniciamos nossa turnê rumo aos pólos do CAVG/E-Tec. Nessa primeira viagem, trabalhamos com os alunos do pólo de São Lourenço do Sul.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Algo mais sobre os BLOGS




O Blog vem transformar o diário pessoal que ficava guardado a 7 chaves em uma escrita virtual que se torna pública. Agora temos uma importante ferramenta para publicarmos tudo o que for de nossa área de interesse. Através deste recurso é possível contar nossas histórias por textos, vídeos e imagens. Os leitores podem comentar as postagens e, este processo faz com que criemos uma proximidade virtual, já que pessoas distantes convivem e se comunicam cotidianamente. Isto é parte do efeito Aldeia Global, teoria criada por Marshall Mcluhan. Aldeia Global
quer dizer simplesmente que podemos pensar na comunicação do planeta como de em uma aldeia, ou seja, a possibilidade de se intercomunicar diretamente com qualquer pessoa que nela vive.

O Blog como ferramenta de ensino/aprendizagem possibilita ao aluno se envolver ativamente no processo de apredizagem, já que é ele (aluno) o responsável por ela (apredizagem) e não mais o professor. O professor, agora, torná-se um orientador e facilitador deste processo.

Use os blogs para pesquisar e divulgar coisas de seus interesses, vasculhem, sejam pesquisadores curiosos...

O dia depois dos tutores

Olá Caros leitores,

Nosso primeiro encontro foi bastante proveitoso e agradável. Confesso que estava um tanto ancioso com os pequenos problemas técnicos que tivemos no sábado pela manhã, mas quando os mesmos foram solucionados e cada um dos tutores pode experimentar nosso AVA tive a certeza de que seria um bom começo.



Bom começo pois o encontro que reuniu no último sábado (23/05/2009) todos os tutores presenciais em Pelotas é exatamente o primeiro passo desse treinamento. Em breve estaremos visitando cada uma das cidades que fazem parte desse projeto (essa é a parte que eu mais gosto) e já podemos esperar que será uma experiência muito interessante.

Apesar de não ser uma hora muito adequada estava a pouco lendo os fóruns e vasculhando os e-mails do curso. Percebi que muitos já concluíram as tarefas e que alguns estão experimentando as ferramentas extra Moodle como os blogs e o You Tube. Esse é o espírito!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Tutores - Início do Curso


Neste dia 22 de maio, às 18:30h estamos dando início às atividades do Curso de Formação de Tutores para o Ensino a Distância. O curso será realizado nas dependências do Centro Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG) e será dividido em dois momentos: um presencial e um a distância.

As atividades presenciais acontecerão nos dias 22 e 23 de maio e, nesse período, serão especificadas as tarefas a serem desenvolvidas a distância na plataforma de ensino.

Esse curso tem como público alvo os futuros tutores dos cursos técnicos em Biocombustíveis e Agroindústria do CAVG. Nosso objetivo nesse período é apresentar-lhes as principais tecnologias de informação e comunicação disponíveis na internet com enfoque nos diferentes recursos de ensino/aprendizagem apresentados no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE.

Em breve, iremos fazer novos posts para relatar as experiências desse curso.
Equipe Moodle